Rua São Bento, 263 - Hauer - Curitiba - PR
(041) 3376 2425
Seg-Sex 8:00 às 12:00 e 13:15 às 18:00

Quando trocar o filtro de combustível? Entenda os sinais

Você sabia que o filtro de combustível é um dos componentes essenciais para o bom funcionamento do motor? Ele impede que impurezas, resíduos e partículas contaminem o sistema de injeção e combustão, garantindo melhor desempenho e vida útil do veículo.

Mas, assim como qualquer peça automotiva, ele tem um prazo de validade. E rodar com um filtro saturado pode causar diversos problemas, desde perda de potência até aumento no consumo de combustível.

Então, como saber o momento certo para a troca? Separamos os principais sinais para você ficar atento!

 

Dificuldade para dar a partida

Se o carro demora mais do que o normal para ligar, o filtro pode estar obstruído, impedindo o fluxo adequado de combustível até o motor.

 

Perda de potência

Se você sente o carro mais “amarrado”, especialmente em subidas ou ao acelerar, pode ser um indicativo de que o combustível não está chegando com força suficiente ao motor.

 

Falhas e engasgos durante a condução

Se o carro dá pequenas falhas ou engasgos repentinos, pode ser que o fluxo de combustível esteja irregular devido ao entupimento do filtro.

 

Aumento no consumo de combustível

Se o carro está bebendo mais do que o habitual, pode ser um sinal de que a mistura ar-combustível não está sendo feita da maneira ideal devido à restrição no filtro.

 

Luz de injeção acesa no painel

Em alguns casos, um filtro de combustível saturado pode acionar a luz de injeção no painel do veículo. Se isso acontecer, vale a pena checar com um mecânico de confiança.

 

De quanto em quanto tempo devo trocar o filtro?

A recomendação pode variar conforme o modelo do veículo e o tipo de combustível utilizado. Mas, de forma geral:

  • Gasolina e etanol: troca a cada 10.000 a 20.000 km;
  • Diesel: troca entre 10.000 e 15.000 km (ou até antes, dependendo da qualidade do combustível utilizado).

 

O que acontece se eu não trocar o filtro de combustível?

Manter um filtro de combustível velho ou entupido pode trazer consequências sérias para o funcionamento do veículo. 

Além dos sinais já mencionados, o motorista pode enfrentar problemas como superaquecimento do motor, falhas mais frequentes no sistema de injeção eletrônica e, em casos mais extremos, danos irreversíveis ao motor. Isso pode gerar um custo muito maior com manutenções corretivas.

Outro ponto importante é que um filtro saturado pode afetar diretamente o desempenho ambiental do carro, pois a queima do combustível pode se tornar menos eficiente, aumentando a emissão de poluentes.

 

Conclusão

Portanto, ficar atento à manutenção do filtro de combustível é essencial para evitar problemas maiores e garantir o melhor desempenho do seu carro. 

Os sinais de alerta como dificuldade para dar partida, perda de potência e aumento no consumo de combustível não devem ser ignorados.

Manter um cronograma de troca adequado e utilizar filtros de qualidade são práticas indispensáveis para prolongar a vida útil do veículo e garantir uma condução mais segura e econômica.

Se você precisa de um filtro de confiança para seu carro, conte com a Filtrosul. Nossos produtos são desenvolvidos com alta tecnologia para oferecer máxima eficiência e proteção ao motor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Filtrosul

No mercado desde 1982 e sediada em Curitiba/PR a Filtrosul fornece soluções completas em filtragem automotiva e industrial, hidráulica industrial e pneumática. Como distribuidores autorizados de grandes marcas do mercado como Donaldson, Mann Hummel, Parker Racor, Fleetguard, Hengst e Norgren, buscamos ativamente o compromisso com a qualidade e confiabilidade em cada produto que oferecemos.

Saiba mais