O compressor de ar é uma máquina amplamente utilizada na rotina e afazeres industriais, e é projetada pela geração em grande escala de ar comprimido.
Esse equipamento tem o intuito de alimentar ferramentas pneumáticas em ambientes industriais.
Alguns componentes são essenciais para o bom funcionamento desses equipamentos, nesse artigo abordaremos a importância de um bom filtro de ar.
Mas afinal, como os compressores funcionam?
Como funcionam os compressores de ar?
Os compressores de ar industriais possuem diferentes maneiras de funcionamento, onde dependem do tipo específico do compressor.
Por exemplo, o compressor de ar de pistão utiliza um ou mais pistões que se movem para frente e para trás dentro dos cilindros, esse movimento permite a criação de vácuo, a entrada de ar e a compressão do mesmo.
Em contraste, com outro princípio de funcionamento, temos o compressor de ar parafuso, onde o compressor utiliza dois rotores helicoidais que giram em direções opostas dentro do equipamento, e à medida que o ar avança os rotores comprimem-o gradualmente.
Os compressores de ar são amplamente utilizados em diversas indústrias, como:
- Manufatura
- Construção
- Automotiva
- Petroquímica
- Farmacêutica
- Alimentícia
Independentemente do tipo, os compressores geralmente incluem componentes, como filtros de ar, válvulas de segurança, controles de pressão e sistemas de resfriamento, para garantir um desempenho confiável e seguro.
E quando falamos em segurança e desempenho eficaz, não podemos deixar de citar a importância de um filtro potente e eficiente.
A importância de investir em um bom filtro de ar
Os filtros de ar são elementos essenciais nos processos industriais, a utilização deles permite uma separação e retenção de contaminantes em determinado fluido.
Nos compressores de ar, os filtros desempenham a função de eliminar contaminantes, como partículas sólidas e abrasivas, antes que alcancem o sistema de compressão.
Entretanto, os benefícios da correta utilização dos filtros de ar, são vários:
- Proteção: os filtros ajudam a proteger o compressor de ar contra a entrada de partículas sólidas que podem danificar componentes internos do compressor, como: poeira, sujeira, detritos e contaminantes.
- Qualidade: os filtros, como o próprio nome já diz, são eficientes na filtragem e remoção de contaminantes e impurezas do ar. Garantindo que o ar comprimido produzido esteja limpo e livre de partículas que possam contaminar os produtos finais, ou os equipamentos que utilizarão o ar gerado.
- Segurança: ao falarmos da qualidade do ar comprimido, precisamos pensar na necessidade de uma segurança criteriosa; pois, em alguns processos industriais, a qualidade do ar é crítica para a segurança dos trabalhadores ou para evitar a contaminação de produtos e protegendo os usuários e o meio ambiente.
- Eficiência energética: partículas e contaminantes presentes no ar podem causar acúmulo e obstrução nos componentes do compressor, reduzindo sua eficiência energética. Ao manter os componentes limpos e livres de obstruções, os filtros ajudam a manter o compressor operando com eficiência máxima, o que pode resultar em economia de energia e custos operacionais reduzidos a longo prazo.
Conclusão:
Em síntese, os filtros instalados nos compressores de ar exercem uma função de extrema importância em diversos aspectos do sistema.
Atuando como guardiões do equipamento, prevenindo a entrada de contaminantes que poderiam danificar componentes internos, prolongando assim a vida útil do compressor, desempenhando um papel crucial na manutenção da qualidade do ar comprimido, e assegurando um ambiente de trabalho livre de riscos.
Os filtros de ar otimizam o desempenho do compressor e levam a economias significativas de energia a longo prazo.